A primeira pergunta que vem a cabeça é: preciso realmente fazer um Plano de Negócios?
Para que perder tempo planejando se não vai ocorrer como colocado no papel? As dúvidas são muitas, mas sim, essa ferramenta é muito poderosa e poderá ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu projeto.
Mas o que é um Plano de Negócios e quais os seus benefícios?
O plano de negócios é uma ferramenta que descreve os objetivos do seu projeto e o que se deve fazer para conseguir alcançar o sucesso do empreendimento.
É nesse documento que você irá relatar detalhes do seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio.
É a oportunidade de testar se a sua ideia é viável, entender quanto de recurso precisará para iniciar nessa jornada, quem são os seus concorrentes, que preços eles praticam e conhecer melhor o seu cliente.
A princípio pode parecer muito complexo e abstrato, mas é mais simples do que você imagina…
Existem várias ferramentas para essa coleta e demonstração dos dados. Nesse post vamos falar do Business Model Canvas. O Canvas, como é conhecido, é uma ferramenta que estrutura as informações de maneira muito prática e simples, permitindo que você visualize os aspectos fundamentais do projeto em uma única folha. O Canvas te ajudará a entender se a sua ideia é sustentável ou não e se não será necessário alterar alguma estratégia para atingir os objetivos, ou mesmo esquecer essa ideia.
O Canvas utiliza 9 blocos, que juntos envolvem as principais áreas de uma empresa:
- Bloco 1 – Segmento de clientes: é aqui que você vai descrever quem são os seus clientes. O ideal seria realizar um estudo do perfil das pessoas que irão consumir o produto ou serviço, analisando para qual nicho dentro desse público amplo tem mais afinidade com o seu empreendimento.
- Bloco 2 – Proposta de Valor: é o serviço, produto ou solução de valor que você irá apresentar para o mercado. Esse item deve responder por que os clientes escolherão minha empresa ao invés de comprar o do concorrente.
- Bloco 3 – Canais: são os meios pelos quais o cliente vai conhecer e adquirir o seu serviço ou produto. Um bom plano de negócios precisa definir quais são os caminhos utilizados para alcançar os clientes.
- Bloco 4 – Relacionamento com clientes: é a forma como a empresa vai conquistar e manter um bom relacionamento com o cliente. Como sua empresa fará com que os clientes queiram comprar novamente?
- Bloco 5 – Fontes de receita: esse ponto é fundamental para avaliar qual será ou quais serão as receitas que serão geradas.
- Bloco 6 – Recursos principais: são os recursos que serão utilizados para a realização das atividades principais. Ter capital de investimento é essencial e permite que uma empresa trabalhe com mais tranquilidade. O empresário precisa conhecer com clareza quais são os recursos principais que possui para iniciar e manter as suas atividades até o negócio prosperar. Se houver poucos recursos, esse é o momento de pensar em estratégias para que não seja necessário buscar financiamentos caros que podem bloquear o crescimento e até acabar com o empreendimento.
- Bloco 7 – Atividade principais: são descritas as tarefas que serão percebidas pelo cliente para satisfazer à proposta de valor e fazer com que o cliente volte a comprar ou consumir o seu serviço. Por exemplo, o diferencial da sua empresa frente aos concorrentes pode ser, preço baixo, qualidade, serviço diferenciado, etc.
- Bloco 8 – Parcerias principais: são as atividades a serem feitas por terceiros e fora da empresa que ajudarão na percepção da proposta de valor pelo cliente. Contar com uma rede de auxílio, por exemplo, fornecedores e empresas parceiras contribui para ter uma sistemática de trabalho mais saudável, garantindo a presença em longo prazo no mercado.
- Bloco 9 – Estrutura de custos: são os custos necessários para que a estrutura do projeto aconteça. Defina quais são os custos mais relevantes para manter a operação da empresa. Importante pensar nos Custos Fixos e Variáveis. Os custos variáveis irão existir conforme for a demanda, por exemplo, se o seu negócio é de venda de produtos, a recompra da matéria-prima só será necessária quando atingido um patamar de vendas, porém os custos fixos existirão mesmo que a venda for zero no mês, por exemplo, aluguel.
Após analisar esses aspectos do negócio será mais fácil empreender e traçar uma trajetória de sucesso, porém, quando mais aprofundada for a análise, maior será o grau de assertividade e menor será o risco de ser pego de surpresa.
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