Aquiles foi um dos maiores guerreiros da mitologia grega, participou de várias batalhas e a mais importante delas foi na Guerra de Troia. Reza a lenda que quando Aquiles nasceu, sua mãe o mergulhou no rio Estige, para que ele fosse imortal. No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e, por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local.
Em uma das lutas em Troia, Aquiles é atingido justamente no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco, e acaba morrendo.
Diariamente os empresários enfrentam lutas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes, porém se esquecem da gestão financeira de seu negócio.
Ter o dinheiro no momento certo para honrar com as obrigações é o que chamamos de Capital de Giro, isto é, possuir o dinheiro para fazer o negócio girar.
Muitos empresários não se preocupam com os prazos dos recebimentos e oferecem a seus clientes prazos extensos de recebimento, em contrapartida quando compram as mercadorias aceitam prazos curtos de pagamento. Essa diferença entre receber dos clientes e pagar os fornecedores terá que ser sanada ou com dinheiro próprio do empresário, ou através de pagamentos de juros e/ou descontando as duplicatas. Isso significa menos capital no negócio, mais dívidas e se não for controlado rapidamente será a flecha no calcanhar de Aquiles.
Mas como se defender dessa flechada? Acompanhe os próximos posts.
Até mais…
Comentários